quinta-feira, 14 de julho de 2011

Material de apoio - As bases físicas do Brasil

NEEJA – PASSO FUNDO CENTRO
Disciplina: Geografia
Professora: Cláudia Aresi

Capítulo 4 – As Bases Físicas do Brasil

è O arcabouço geológico
- Plataforma Sul-americana: é composta por três grandes escudos cristalinos, rodeados por bacias sedimentares. O território brasileiro abrange uma parte do Escudo das Guianas e os escudos Brasil Central e Atlântico, além de extremas coberturas sedimentares.

     - Bacia Amazônica: encaixada entre os escudos cristalinos das províncias Guiana Meridional e Xingu, abrange uma faixa alongada no sentido longitudinal, com cerca de 200 quilômetros de largura em cada lado do eixo do Rio Amazonas, alargando-se no sentido da cabeceira dos cursos fluviais.

- Plataforma Patagônica: região da Patagônia, na Argentina.

- Sistema de dobramentos modernos: representado pela Cordilheira dos Andes.

è Distribuição dos minérios metálicos
Os minérios metálicos só se encontram em rochas magmáticas ou metamórficas, nos escudos cristalinos. O Brasil é rico destes minérios, pois os escudos cristalinos afloram em 36% de seu território. As principais jazidas são encontradas em: Mantiqueira, Minas Gerais (ferro e manganês); o Maciço de Urucum, em Tocantins (manganês – maior depósito do mundo); na província de São Francisco, na Bahia (cobre e diamantes); a província da Guiana Meridional (estanho, manganês e diamante).

- Projeto RadamBrasil: responsável por fazer o levantamento dos recursos existentes no Brasil.


è A Modelagem do relevo

A formação geológica do território brasileiro pertence aos “tempos antigos”, pois os escudos cristalinos surgiram no Pré-Cambriano (4.500 milhões de anos) e as bacias sedimentares começaram a se configurar nas Eras Paleozóica (570-290 milhões de anos) e Mesozóica (250-135 milhões de anos).
No entanto, o relevo (formas da crosta terrestre, produzidas pelos agentes internos e externos que nela atuam) pertence aos “tempos recentes”.
O relevo brasileiro é classificado em três tipos de compartimentos:

è Os Planaltos: são áreas onde o processo de erosão predomina sobre o de acumulação de sedimentos. Apresenta superfície irregular formada por serras, morros e chapadas (altitude acima de 300 metros). No geral, esses compartimentos caracterizam-se por serem formas residuais, ou seja, são relevos mais altos que as depressões que os circundam, por oferecerem maior resistência à erosão.


è As Depressões: exibem predomínio de processos erosivos, mas caracterizam-se por superfícies suavemente inclinadas e bastante aplainadas (altitude entre 100 e 500 metros). As depressões circundam os planaltos e foram geradas pelo desgaste erosivo.


è As Planícies: a deposição de sedimentos é maior em relação à erosão e, realiza-se, pela ação das águas dos rios, dos lagos ou do mar (altitude inferior a 100 metros). As superfícies das planícies, consideradas bacias de sedimentação recente (Quaternário - 1,6 milhões de anos), apresentam-se aplainadas e ainda em processo de consolidação.

Material de Apoio - Geomorfologia e recursos naturais

NEEJA – PASSO FUNDO CENTRO
Disciplina: Geografia
Professora: Cláudia Aresi

Capítulo 3 – Geomorfologia e Recursos Minerais

è A teoria aceita atualmente pela comunidade científica para explicar a origem do nosso planeta é baseada na idéia de origem por agregação – Terra: 4,6 bilhões de anos.

è Camadas da Terra
- Núcleo: constituído por níquel e ferro; acredita-se que o núcleo interno esteja na forma sólida e o núcleo externo na forma líquida;
- Manto ou astenosfera: encontra-se quase todo em estado pastoso ou magmático. A pressão do magma em movimento provoca terremotos e vulcanismo;
- Crosta: envolvida pela atmosfera e recoberta pela hidrosfera. A camada inferior é formada por Silício e Magnésio (Sima), é de constituição basáltica e a camada inferior é formada por Silício e Alumínio (Sial);

è A tectônica das placas
Litosfera é constituída pela camada rochosa sólida da superfície do planeta, compreende a crosta terrestre e a parte superior do manto. Essa camada está parcialmente recoberta pela hidrosfera (mares, rios, oceanos, calotas polares, etc.). A espessura das placas que constituem a litosfera varia bastante. As altas montanhas são as áreas da maior espessura da crosta. Os assoalhos oceânicos apresentam as menores espessuras. Todos os blocos rochosos estão equilibrados sobre o manto, segundo o princípio da isostasia (do grego; isos = igual; stasis = equilíbrio);  

è A Teoria da Deriva Continental
Em 1912, o geólogo alemão Alfred Wegener formulou a teoria da deriva continental, baseando-se em algumas evidências fósseis e semelhanças entre as estruturas de relevo. Havia uma única massa continental chamada de Pangéia, (formado ao longo da Era Paleozóica – durou cerca de 320 milhões de anos), a água de Pantalassa (oceano primitivo que daria origem ao Pacífico) e o Mar de Tétis (oceano interior que deu origem ao Mediterrâneo);

è Teoria da Tectônica das Placas
Após a II Guerra Mundial, houve a confirmação da teoria da deriva continental.
- Laurásia: América do Norte, Europa e Ásia.
- Gondwana: América do Sul, África, Antártica, Austrália e Índia;

è Estruturas Geológicas
- Escudos cristalinos (Era Pré-Cambriana): são dobramentos antigos, surgidos dos entrechoques das massas continentais ancestrais, quando se formava o Pangéia. Essas rochas que se consolidaram nas partes mais profundas da litosfera recebem o nome de rochas magmáticas intrusivas. Além delas, os escudos e maciços antigos exibem rochas metamórficas muito antigas que resultaram da transformação, sob efeito de pressão e temperatura, das rochas magmáticas. São ricos em minerais metálicos como ferro, ouro, níquel, alumínio, etc.
- Bacias sedimentares (Era Paleozóica e Mesozóica): podem ser de formação antiga ou recente. Podem ser planícies fluviais ou litorâneas e também, baixas planaltos e platôs. Nela encontramos calcário, carvão e petróleo;
- Dobramentos Modernos: originaram-se do entrechoque de placas ocorridos na Era Cenozóica. São as áreas mais jovens do Planeta, sujeitas a abalos sísmicos (vulcões, terremotos). Ex: Cordilheira dos Andes, Montanhas Rochosas, Alpes e Cordilheira do Himalaia;

è O modelo da crosta
O relevo não é estático, mas dinâmico. O modelado da crosta continua em transformação, provocada por dois tipos diferentes de forças. Os agentes internos ou modeladores resultam de forças oriundas do interior do planeta, como o tectonismo, o vulcanismo e os abalos sísmicos. Os agentes externos ou esculpidores resultam de forças vindas da atmosfera como o intemperismo, a ação dos ventos e das águas.

- Agentes Modeladores:
* Tectonismo: ação sobre a crosta gerada pela pressão dos materiais do magma, em constante deslocamento
- Epirogênese: são os movimentos de longa duração geológica como soerguimento e rebaixamento das placas tectônicas;
- Orogênese: movimento de curta duração como o erguimento das cadeias montanhosas. Atuam sobre as zonas de instabilidade da crosta, nos limites das placas tectônicas, resultando em dobras e falhas.

* Vulcanismo: é o derramamento de material fluido oriundo do magma na superfície, através de fendas ou orifícios na crosta.

* Abalos Sísmicos: são gerados por violentos movimentos de massas em profundidade variáveis da crosta inferior ou do manto, resultando em rápidas reacomodações de camadas rochosas da crosta.

- Agentes Esculpidores: (agentes externos, responsáveis pela erosão e sedimentação)

* Intemperismo: conjunto de processos físicos e químicos que resultam na degradação das rochas superficiais.
Físico: vento – eólico (erosão, transporte e sedimentação);
Químico: água (fluvial, pluvial (modelam o relevo), marinha (fachadas litorâneas e ilhas), glacial (altas latitudes));
Biológico: homem e animais;

è Recursos Minerais
As rochas são agregados naturais, formadas por um ou mais minerais. Entre os minerais, minérios são aqueles dos quais é possível extrair substâncias de interesse econômico. Denominamos minérios metálicos (cobre, ferro, prata, ouro) aqueles que se formam no processo de solidificação do magma abaixo da crosta terrestre. Os minérios metálicos, são encontrados nas rochas magmáticas ou metamórficas, nos escudos cristalinos, e são transformados em metais por meio da metalurgia.

è Combustíveis Fósseis:
As bacias sedimentares concentram grandes reservas de combustíveis fósseis, tais como o carvão e o petróleo. Eles são produtos da sedimentação de microorganismos terrestres ou marinhos e da sua lenta transformação química.
- Carvão: formado pela decomposição de restos vegetais terrestres que sofreram um lento processo de solidificação. A maior parte dos grandes depósitos de carvão do planeta começou a se formar durante o período carbonífero, na Era Paleozóica Superior, quando verdadeiras florestas tropicais pantanosas cobriram as margens dos mares rasos e interiores da Laurásia.
- Petróleo: é um hidrocarboneto formado pela decomposição de matérias orgânicas em ambiente marinho. Os restos dos animais e vegetais microscópicos (plâncton) que vivem na superfície são depositados junto com lama e areia no fundo do mar. Para que tenha início o processo de formação do petróleo é necessário que haja pouca circulação e oxigenação no fundo das águas, de forma a impedir a ação destruidora das bactérias aeróbicas. Mares interiores, baías fechadas e golfos são os ambientes mais propícios à formação do petróleo. O Golfo Pérsico, o golfo da Guiné e o golfo do México, por exemplo, abrigam imensas reservas de petróleo.
- Gás Natural: também é um hidrocarboneto e ocorre freqüentemente na natureza em associação ao petróleo. Por ser mais leve, o gás em geral ocupa a parte superior dos depósitos petrolíferos. Quando o petróleo migra através das rochas ou quando não se forma em quantidade suficiente, formam-se os “poços secos”, nos quais existe apenas gás natural.

Globalização - Aula 5




quinta-feira, 7 de julho de 2011

Material de apoio - Produção do espaço geográfico

NEEJA – PASSO FUNDO CENTRO
Disciplina: Geografia
Professora: Cláudia Aresi


Capítulo 1 - Produção do Espaço Geográfico

→ Gregos – Noção da esfericidade da Terra (Idade Média – ecúmeno plano);
→ Século XV – Início da Idade Moderna – Terra com a forma esférica: 360 graus de longitude e 180 graus de latitude da esfera;
→ Século XX – Satélites – fotografias da Terra;
→ Palavra Civilização derivou da palavra cidade, passou a indicar as qualidades adquiridas pela humanidade fora da natureza, como a instrução, as técnicas e as tecnologias;
Técnicas: são os conhecimentos, os instrumentos e as habilidades empregadas intencionalmente para a realização de uma finalidade. Exemplo: cultivo de milho, escrita, etc.;
Tecnologias: são aplicações dos conhecimentos científicos à produção de objetos úteis. Exemplo: siderurgia, ferrovias, satélites, etc.;
Paisagens naturais: combinação particular de elementos, como o relevo, os solos e as formações vegetais = estão em constante mudança (na maioria das vezes, lenta e imperceptível);
Paisagens humanas: intervenção das sociedades sobre a superfície terrestre. São fruto do trabalho social, por meio das técnicas disponíveis. São testemunhos da história e das culturas. A evolução técnica, as novas tecnologias e as mudanças culturais imprimem-se às paisagens sobre a forma de artefatos como as ferrovias, as fábricas, os edifícios, etc.;
Paisagem - “tudo aquilo que nós vemos, o que nossa visão alcança”, diferente do espaço geográfico que abrange não apenas os objetos naturais e os artefatos humanos mas também a rede de relações criada por fluxos de pessoas, mercadorias, capitais e informações, isto é, interação mediada pelas técnicas entre sociedades e superfície terrestre. São constituídas por uma trama complexa de diversos “tempos”;
Meio Natural: é o sistema da biosfera (situa-se na intersecção entre a litosfera, hidrosfera e atmosfera); esse sistema é constituído por um conjunto de elementos naturais como os climas, o relevo, os solos e as formações vegetais. As combinações singulares entre esses elementos configuram os ecossistemas.
Meio Técnico: Exemplos:
-         Sítios arqueológicos com cerca de 100 mil anos = machadinhos de pedra lascada para fabricar utensílios;
-         Agricultura – surgiu a cerca de 10 mil anos (trigo e cevada);
-         Represamento de rios e construção de cidades – muito antes do início da Era Cristã (moinhos de vento e rodas d`água – artefatos milenares). Na Antiguidade, romanos possuíam técnicas para construir estradas;
-         Revolução Industrial – século XVIII – ferrovias e navios a vapor promoveram uma revolução nos meios de transportes, desencadeando o crescimento do comércio internacional;
-         Século XX – (petróleo e eletricidade) redes intermodais de circulação constituídas por hidrovias, ferrovias, rodovias e aerovias – reduzem os custos de deslocamentos de mercadorias de pessoas, acelerando a acumulação de riquezas;   
Meio Tecnocientífico e Informacional – a partir de 1970 – “revolução da informação”: avanços da informática, biotecnologia, automatização, robotização dos processos produtivos, a descoberta de novos materiais e de novas tecnologias de geração de energia; transferência de capitais e informações por meio de redes de comunicação e alta tecnologia (tem seu núcleo na informática – computadores e telecomunicações);
A Economia em Rede – início do século XX – Fordismo: produção em série, mão-de-obra numerosa e semiqualificada e intenso uso de energia.
            O meio tecnocientífico é pós-fordista, isto é, altos investimentos na pesquisa, mão-de-obra de alta qualificação e os produtos são fabricados onde as vantagens comparativas forem melhores;
Era da Informação: a globalização caracteriza-se pela intensificação dos fluxos internacionais de mercadorias, serviços, capitais e informações, isto é, supressão da distância, Ex.: computadores, telefonia, satélites, etc. Redes: é um sistema integrado de fluxos (arcos de transmissão, nós ou pólos de bifurcações).
            O espaço geográfico e uma combinação de elementos do meio natural, do meio técnico e do meio tecnocientífico.
Estado Nação: é uma construção cultural; as fronteiras políticas definem a extensão geográfica da soberania do estado-nação. No interior do espaço que elas delimitam, ou seja, no território nacional, o poder do Estado é soberano. O Estado funciona, então, como o intermediário entre a sociedade nacional e a economia mundial.  

Material de apoio - Cartografia

NEEJA – PASSO FUNDO CENTRO
Disciplina: Geografia
Professora: Cláudia Aresi

Capítulo 2 – Cartografia
è Cartografia: conjunto de estudos e operações científicas, artísticas e técnicas, com o objetivo de elaboração de mapas (cuida da representação da superfície da Terra).
è Histórico:
- O mapa mais antigo data de 2.500 a.C feito em argila cozida e foi encontrado onde hoje é o país Iraque;
- Os gregos foram os maiores cartógrafos da antiguidade – realizaram o cálculo da circunferência da Terra e a criação das coordenadas geográficas;
- Os romanos utilizaram com propósitos geopolíticos como poderoso instrumento de dominação;
- Na Idade Média houve um retrocesso da ciência cartográfica por influência da Igreja Católica;
- No século XV, as grandes navegações utilizaram instrumentos como a bússola, astrolábio e o sextante;
- No século XX a revolução tecnocientífica criou satélites e computadores que produzem mapas exatos.
è Orientação por meio de elementos naturais:
- Sol: nasce sempre a Leste do local onde nos encontramos e se põe a Oeste do referido local;
- Cruzeiro do Sul é uma constelação vista somente no Hemisfério Sul;
- Estrela Polar – vista somente no Hemisfério Norte;
- Lua: segue o mesmo principio que o Sol;
è Meios artificiais de orientação:
- Bússola: inventada pelos chineses no século VII e aponta no sentido magnético da Terra o Norte;
- GPS: sofisticado aparato eletrônico que se apóia em uma rede de satélites – precisão quase perfeita;
- Coordenadas geográficas: posição exata no globo terrestre conseguida pela intersecção entre uma latitude e uma longitude. As latitudes são determinadas por meio dos paralelos (Norte – Sul) e as longitudes por meio dos meridianos (Leste – Oeste).
* Latitude: é a medida angular em graus, minutos e segundos, de qualquer ponto da superfície terrestre à Linha do Equador. Varia de 0º a 90º para Norte ou para Sul.
* Longitude: é a medida angular em graus, minutos e segundos. Varia de 180º para Leste e 180º para Oeste do Meridiano Principal.
è Fusos Horários:
A Terra realiza uma rotação completa sobre o seu eixo no período de um dia. O sistema de fusos horários permite a determinação das horas em todos os lugares relativamente à hora do Meridiano Principal.
Dividindo-se 360º da esfera terrestre pelas 24h do dia determina-se um fuso horário, correspondente a uma faixa a superfície terrestre que abrange 15º de longitude. Essa faixa, compartilha em principio, a mesma hora do dia. A Terra realiza o movimento de rotação de Oeste para Leste, por isso, todos os fusos a Leste do Meridiano Principal possuem horas adiantadas e todos os fusos a Oeste do Meridiano Principal possuem horas atrasadas.

As horas legais, oficialmente adotadas pelos países, nem sempre correspondem exatamente as horas
astronômicas. Diversos países asseguram uma única hora legal para todo o país.




Aula 3 - NEEJA - Geografia

NEEJA – PASSO FUNDO CENTRO
Disciplina: Geografia
Professora: Cláudia Aresi

(Aula 3)
A População Brasileira:
O processo de ocupação da região hoje chamada América Latina ocorreu entre os séculos XV e XVIII. No entanto, cabe ressaltar que a expressão América Latina só começou a ser usada a partir do século XX.
Durante o período (séculos XV a XVIII) do capitalismo comercial, as metrópoles européias acumularam capital por meio da prática de atividades de retirada e comercialização de produtos primários (agrícolas e extrativistas) empreendida nos territórios conquistados. O Brasil, na condição de colônia portuguesa, vinculando-se à clássica Divisão Internacional do Trabalho (DIT) como área exploradora de matérias-primas e importadora de bens manufaturados. Esse sistema de exploração de matérias-primas permite explicar a formação e a expansão territorial do Brasil. No entanto, não podemos deixar de assinalar a importância dos tratados assinados entre Espanha e Portugal, que acabaram por definir, com alguns acréscimos posteriores, a área que hoje consideramos como o território brasileiro: o Tratado de Tordesilhas e o Tratado de Madri.

A importância das atividades econômicas:
As atividades econômicas representaram fator essencial para a expansão territorial brasileira. A economia colonial girava em torno de gêneros primários para a exportação, destinados para suprir as necessidades da metrópole. Isto explica por que a ocupação do território brasileiro, durante os primeiros séculos, foi exclusivamente litorânea e periférica.
Entre as atividades econômicas principais destacam-se: a extração de pau-brasil: a produção de cana-de-açúcar concomitantemente com a pecuária e a mineração. O bandeirismo também serviu como fator colonizador da parte oeste do Brasil. O bandeirismo apresador eram expedições organizadas com o objetivo de escravizar os indígenas e o bandeirismo prospector visava descobrir ouro e pedras preciosas. As missões que catequizavam os indígenas também serviram como frentes colonizadoras.

O crescimento da população brasileira:
A população de um lugar aumenta porque o número de pessoas que nascem é superior aos das que morrem. A diferença entre a quantidade de nascimentos e de mortes chama-se crescimento vegetativo ou crescimento natural. Alguns países podem ter crescimento vegetativo negativo, que ocorre quando as taxas de mortalidade são maiores que as de natalidade. É o caso da Itália, Hungria, Rússia e Alemanha. O Brasil tem crescimento natural positivo.
A população de um lugar pode diminuir ou aumentar devido às migrações. O aumento da população de lugares ou países em determinado período é chamado crescimento demográfico ou populacional.  É obtido somando-se os nascimentos com a migração e diminuindo as mortes. Algumas variáveis são fundamentais para explicar o crescimento populacional de um lugar: taxa de natalidade, taxa de mortalidade e taxa de fecundidade.
O maior ou menor crescimento demográfico ou populacional está também relacionado a dois aspectos importantes: o maior acesso da mulher ao mercado de trabalho e a maior difusão de métodos contraceptivos (preservativos, pílulas, esterilização de homens e mulheres).



População urbana e rural:
A população brasileira se divide em domicílios rurais (campo) e urbanos (cidade). O processo de industrialização na metade do século XX, foi o principal fator do grande aumento da população das cidades em relação ao campo.

Estrutura da população:
Uma população com elevada taxa de crescimento demográfico terá um maior número de jovens e crianças. Por outro lado, países que crescem pouco, ou tem aumento negativo da população, apresentam muitos idosos em suas populações. Todas essas diferenças refletirão, também, na formação da população ativa, na expectativa de vida e nas necessidades do mercado de trabalho.
O conhecimento da distribuição dos habitantes por idade, sexo e população que trabalha, dividida pelos setores econômicos, pode revelar dados importantes sobre a realidade socioeconômica de um país. Para esse levantamento, usamos a demografia, que procura explicar as variáveis das populações: número total, crescimento, estrutura, mobilidade (migrações).


        GRUPOS DE IDADES

IDADE
GRUPOS
0 até 19 anos                  
Jovens
20 até 59 anos
Adultos
Acima de 60 anos
Idosos

- Estrutura Etária: é importante para o planejamento econômico de um país. Atualmente, o perfil demográfico do mundo mudou, devido ao aumento da expectativa de vida e à diminuição da taxa de natalidade. O envelhecimento da população é um fato global, inclusive nos países em desenvolvimento como o Brasil.
O gráfico que representa a estrutura de sexo e idade de uma população é a pirâmide etária. Nesse tipo de gráfico, cada uma das metades representa um sexo; a base representa o grupo jovem (até 19 anos); a área intermediária representa o grupo adulto (entre 20 e 59 anos); e o topo ou ápice representa a população idosa (acima de 60 anos).

- Homens e mulheres: na população mundial, há uma pequena predominância das mulheres sobre os homens. A população feminina é maior que a masculina devido à maior expectativa de vida das mulheres. No Brasil, a situação é semelhante: há 0,95 homens para cada mulher. Apenas na Região Norte, há o mesmo número de homens e de mulheres.

- População economicamente ativa (PEA): é composta por pessoas que tem ocupação remunerada. A PEI (população economicamente inativa) corresponde aos que não exercem atividade remunerada: as crianças que não trabalham, os aposentados, os idosos e as mulheres que cuidam do lar.


Fonte: ALMEIDA, Lúcia M. A. de; RIGOLIN, Tércio B. Fronteiras da Globalização. São Paulo: Ática, 2011.
Fonte: LUCCI, Elian Alabi,; BRANCO, Anselmo L.; MENDONÇA, Cláudio. Território e Sociedade no mundo globalizado. São Paulo: Saraiva, 2010.


Atividades:                                                                                                                                        (Aula 3)
1)      (Ufac) Sobre o crescimento da população brasileira, é correto afirmar que:
a)      A variação das taxas de natalidade e de mortalidade não refletiu no crescimento da população.
b)      Não houve uma redução gradual nas taxas de fecundidade, ou seja, da redução do número de filhos por mulher.
c)      A inserção da mulher no mercado de trabalho permitiu que as famílias aumentassem o número de filhos em razão da facilidade de educar.
d)     Entre o primeiro recenseamento oficial do Brasil, realizado em 1872, até o Censo de 2000, verificou-se um aumento constante da população brasileira, que chegou a crescer dez vezes no século XX (1901-2000).

2)      (PUC-RJ 2000) As grandes cidades dos países pobres concentram graves problemas socioambientais, exceto:
a)      Ausência de rede de esgoto.                                 c) Precariedade dos transportes públicos.
b)      Aumento dos empregos no mercado formal.       d) Altos índices de doenças infectocontagiosas.

3)      (UFRR) O Brasil, atualmente, ocupa a 70ª posição no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Para a definição desse índice, são utilizadas variáveis básicas, referentes ao modo como vive a população. Entre essas variáveis, fazem parte do IDH:
a)      Expectativa de vida, renda per capita e taxa de importação.
b)      Taxa de exportação, consumo de energia e educação.
c)      Renda per capita, expectativa de vida e educação.
d)     Taxa de desemprego, taxa de exportação e expectativa de vida.

4)      (Ibmec-SP 2007) A família brasileira continua encolhendo, de maneira gradual, mas, ao que parece, segue um rumo irreversível. Pelas projeções do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mantido o ritmo de queda dos nascimentos, a partir de 2030 – quando o país deve chegar a 225 milhões habitantes – a população começará a declinar.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 15 set.2007.
Entre os motivos da diminuição do ritmo do crescimento demográfico brasileiro e suas conseqüências é correto afirmar que:
a)      A aceleração da urbanização e o avanço da tecnologia médica contribuem para que, no ano de 2030, a população brasileira tenha majoritariamente um perfil jovem.
b)      As mudanças relacionadas ao acesso da mulher ao mercado de trabalho e o aumento do nível de escolaridade colaboram para o envelhecimento da população brasileira.
c)      A queda da taxa de mortalidade infantil associada ao aumento da escolaridade promove o envelhecimento da população, o que resolverá o déficit previdenciário.
d)     Com a diminuição da taxa de fecundidade, o governo brasileiro implementou programas de incentivo fiscal às famílias que tiveram mais que dois filhos.

5)      (Cefet-SP) A participação da mulher na população economicamente ativa do Brasil aumentou bastante nos últimos anos, levando uma série de consequências na dinâmica populacional do nosso país. Assinale a alternativa que apresenta uma conseqüência importante dessa dinâmica:
a)      A taxa de fecundidade sofrerá, cada vez mais, uma significativa redução.
b)      A diminuição da utilização de métodos anticoncepcionais no Brasil, responsável pela elevação do ritmo de crescimento populacional.
c)      Será necessário adotar uma política natalista, com controle de natalidade.
d)     Haverá uma tendência do aumento da população jovem.

GABARITO:
1 – D
2 – B
3 – C
4 – B
5 - A