quinta-feira, 30 de junho de 2011

NEEJA - Cartografia - Aula 2

NEEJA – PASSO FUNDO CENTRO
Disciplina: Geografia
Professora: Cláudia Aresi
(Aula 2)
O que é Cartografia?
         Conjunto de cartas ou mapas geográficos;
         Conjunto de dados sobre determinado assunto, organizados sistematicamente;
         “Conjunto de estudos e operações científicas, artísticas e técnicas baseado nos resultados de observações diretas ou de análise de documentação, com vistas à elaboração e preparação de cartas, projetos e outras formas de expressão, assim como a sua utilização” (ABNT).

Elementos da Cartografia:
- Mapa: é uma representação geométrica plana da superfície terrestre, ou parte dela. Sempre serviram para determinar a posição dos lugares e os rumos dos viajantes. Erastóstenes (275 a 194 a. C.) criou o cálculo da circunferência da Terra e Ptolomeu (90-168 d. C.) criou as coordenadas geográficas.

Latitude: a medida angular em graus, minutos e segundos, de qualquer ponto da superfície terrestre à Linha do Equador. Varia de 0º a 90º para Norte ou para Sul.
Longitude: é a medida angular em graus, minutos e segundos. Varia de 180º para Leste e 180º para Oeste do Meridiano Principal.
- Altitude: é a altura medida a partir do nível do mar (0) até o ponto mais alto de um determinado relevo.

- Fusos horários: a Terra realiza uma rotação completa sobre o seu eixo no período de um dia. O sistema de fusos horários permite a determinação das horas em todos os lugares relativamente à hora do Meridiano Principal. Cada fuso abrange uma faixa de superfície terrestre correspondente a 15 meridianos, ou 15º. Esta faixa compartilha a mesma hora astronômica. O meridiano de Greenwich assinala, em virtude da convenção definida em 1884, a hora de referência mundial – ou Greenwich Mean Time (GMT), expressão que significa “hora média de Greenwich”. Devido ao sentido oeste-leste da rotação terrestre, no hemisfério oriental, as horas estão adiantadas e no ocidental, atrasadas em relação à hora de referência.

- Escala: é um atributo matemático de representação cartográfica, que indica a redução das dimensões do terreno utilizada para representá-lo. Pode ser expressa de modo numérico, por meio de uma fração, ou de modo gráfico, por meio de uma linha graduada.


- Escala numérica: o numerador da fração é sempre 1 e o denominador varia de acordo com a redução empregada. Uma escala de 1:50.000 significa que cada centímetro no mapa corresponde a 50 mil centímetros (500 metros) no terreno.
- Escala gráfica: a relação de redução é indicada em uma linha graduada. A linha dividida em centímetros, mostra diretamente a redução empregada.               
Projeção cilíndrica de Mercator: conserva as formas mas distorce as superfícies das massas continentais. A Groenlândia parece ser maior que a América do Sul.


Projeção de Peters: as superfícies dos continentes aparecem em escala igual, conservando as suas dimensões relativas. Em compensação, as formas são distorcidas gerando alongamento dos continentes, fato bem perceptível na silueta da África ou da América do Sul

Fonte: MAGNOLI, Demétrio. Geografia para o Ensino Médio. São Paulo: Saraiva, 2010.
Fonte: ALMEIDA, Lúcia M. A. de; RIGOLIN, Tércio B.Fronteira da Globalização. São Paulo: Ática, 2010.

Atividades:                                                                                                                                        (Aula 2)
1)      (UFC-CE) Entre os elementos básicos das representações cartográficas estão as coordenadas geográficas. Sobre algumas de suas aplicações na cartografia está correto afirmar que:
a)      São símbolos utilizados exclusivamente na confecção de mapas e cartas climáticas.
b)      Servem para relacionar a distância real com a distância gráfica expressa nos mapas.
c)      São referências gráficas que indicam áreas de mesma temperatura no globo terrestre.
d)     Serve para identificar zonas climáticas diferentes e constituem um sistema de orientação.

2)      (Unit-MG) Considere um mapa geográfico cuja escala é de 1:1.000.000, e a distância em linha reta entre duas cidades é de aproximadamente 7 cm. Assinale a alternativa que indica corretamente a distância real entre as duas cidades:
a)      700 km                         b) 70 km                              c) 7 km                  d) 7.000 km

3)      (UFPE) As projeções cartográficas têm a função de representar a forma dos países, continentes e oceanos. Aquela que representa essas unidades, mantendo suas formas, mas deformando suas áreas, é denominada de:
a)      Projeção de Mollweide.                                            c) Projeção de Good.
b)       Projeção de Mercator.                                              d) Projeção de Peters.

4)      (UFPB) A diferença de insolação na Terra é influenciada, entre outros fatores, pela forma esférica do nosso planeta e é também responsável pelo seu gradiente térmico. Sobre essa diferenciação no espaço planetário, é correto afirmar:
a)      As zonas tropicais são as menos abastecidas pela insolação.
b)      As zonas do círculo polar Ártico são as que recebem mais raios solares.
c)      As zonas equatoriais são as que recebem mais insolação.
d)     As zonas tropicais são as mais frias do planeta.