terça-feira, 14 de junho de 2011

Aula 1 - NEEJA - Geografia

NEEJA – PASSO FUNDO CENTRO
Disciplina: Geografia
Professora: Cláudia Aresi

(Aula 1)
O que é geografia?
A Geografia é entendida como a representação (grafia) da Terra (geo). Ela estuda o espaço geográfico, ou seja, o espaço produzido pela intervenção da sociedade sobre a superfície da Terra. Contudo esta superfície física existe antes e independentemente da presença humana. Além disso, ela não é um palco fixo sobre o qual agem as sociedades, mas um meio natural complexo, em permanente mudança.
A Geografia é uma ciência humana especial, pois seu objeto de estudo incorpora o meio natural. A compreensão e a descrição geral das características dos domínios naturais e dos processos que os constituem fazem parte do estudo do espaço geográfico. Entretanto o espaço geográfico é uma construção da sociedade, e não da natureza.
A humanidade modifica intensa e extensamente a superfície da Terra desde que assumiu o controle sobre o fogo. Na Antiguidade, as florestas que recobriam a Grécia foram derrubadas. Na Idade Média, as florestas temperadas européias sofreram intensa devastação. Há milhares de anos, com o advento da agricultura, grupos humanos começaram a produzir novos ambientes. No início, os campos cultivados circulavam às margens dos grandes rios, fertilizados pelas enchentes sazonais. Hoje, campos cultivados e pastagens plantadas estendem-se por quase todos os domínios naturais, inclusive por áreas desérticas.
As primeiras cidades nasceram com o advento da agricultura. Antes da chegada dos europeus à América, as civilizações pré-cambrianas (maias, astecas e incas) já haviam criado grandes cidades. No entanto, a urbanização somente se tornou uma tendência irreversível na era industrial, há pouco mais de dois séculos. Atualmente, mais da metade da população mundial vive em cidades.
O desenvolvimento tecnológico aumenta a capacidade social de modificar a superfície do planeta moldando-a aos padrões de produção e consumo de cada época histórica. O especo geográfico pode ser interpretado como um texto que é escrito e reescrito sem cessar pelo trabalho social.
Do ponto de vista da humanidade, o meio natural é um vasto e diversificado depósito de recursos naturais. Sob esse enfoque, são recursos naturais não somente os solos agrícolas e a água doce das nascentes, dos rios e dos lagos, mas também os cardumes dos oceanos, a madeira das florestas, frutos e resinas das plantas. São ainda recursos naturais os minérios e os combustíveis fósseis, extraídos do subsolo, bem como as águas correntes dos rios que podem ser aproveitadas para a geração de eletricidade.


Para que serve a geografia:

1)      Alguns problemas do cotidiano necessitam de competências de cunho geográfico para a sua resolução, tais como:
a)      Escolher um lugar num ônibus que irá das cidades de Vitória a Campos, à tarde, no verão.
b)      Alugar uma casa, em Vitória (ES), que garanta um melhor conforto térmico.
c)      Escolher a melhor época do ano para viajar para a Europa.
d)     Programar o horário para a televisão gravar um jogo que vai ocorrer no Japão.
e)      Escolher roupas para viajar para gramado (RS), em junho.
f)       Escolher um lote para construir uma casa.
g)      Escolher o tipo de produto para plantar, onde, quando e como.
h)      Compreender as implicações da falência de uma empresa internacional de leite (por exemplo, a Parmalat, na Itália) para um produtor de Passo Fundo (RS).


2)      Jornais da imprensa, tanto escrita quanto televisada, trazem noticias sobre acontecimentos no mundo que necessitam de conhecimentos geográficos para serem entendidos, tais como:

a)      As implicações econômicas do conflito internacional entre USA e seus aliados, e o Iraque.
b)      Os locais e causas dos ataques terroristas em diversos países.
c)      As oscilações do preço do café, do leite, entre outros, no Brasil e no mundo.
d)     O Degelo das geleiras na Argentina.
e)      As epidemias como as da AIDS, da “Vaca Louca” ou da “Gripe Suína”.
f)       Por que uma empresa quer comprar outra e as consequências desse fato para os empregados da segunda.


3)      Tomadores de decisões como prefeitos, empreendedores, políticos, assim como a população em geral, precisam de conhecimento de cunho geográfico quando se trata de discutir e decidir o uso estratégico do espaço. Por exemplo;
a)      Por onde vai passar uma nova rodovia?
b)      Onde construir uma escola?
c)      Tal distrito tem condições de ser desmembrado para se tornar um novo município?
d)     Retira-se a população moradora de área de risco ambiental?
e)      Deve-se, ou não, assinar um contrato de cooperação internacional?
f)       Quais são os países com os quais é possível firmar contratos de importação ou exportação?


Fonte: MAGNOLI, Demétrio. Geografia para o Ensino Médio. São Paulo: Saraiva, 2010.
Fonte: LESANN, Janine. Geografia no Ensino Fundamental I. Belo Horizonte, MG: Argvmentvm, 2009.

NEEJA – PASSO FUNDO CENTRO
Disciplina: Geografia
Professora: Cláudia Aresi
Atividades:
1)      (UEPB) O conjunto de formas heterogêneas (naturais e artificiais), de idades diferentes, que nossa vista alcança, define o conceito de:
a)      Espaço
b)      Região
c)      Território
d)     Paisagem

2)      (UFMT, adaptada) A dinâmica ambiental se expressa pelo comportamento dos elementos da natureza, bem como pelos aspectos socioeconômicos da sociedade. Sobre o assunto, analise se as afirmativas são verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa que contém a sequência correta:
I)       A relação entre sociedade e natureza forma um conjunto fundamental para a compreensão das análises socioambientais do espaço geográfico.
II)    O processo de desmatamento pode ocasionar o rompimento do ciclo hidrológico, a perda do solo pelo processo erosivo bem como alterações no comportamento das variáveis climáticas.
III) Como agente de transformação das relações entre os homens e destes com a natureza, a industrialização implicou a urbanização baseada na defesa ambiental, implementando medidas antipoluidoras e protecionistas.
a)      V, V, V                               c) F, V, V
b)      F, F, V,                                d) V, V, F

3)      (UEFB) “Toda paisagem que reflete uma porção do espaço, ostenta marcas de um passado mais ou menos remoto, apagado ou modificado de maneira desigual, mas sempre presente”.                                                                                     (Oliver Dolfus, 1991)
De acordo com o texto, podemos afirmar:
a)      Paisagem é um conjunto de formas heterogêneas, de idades diferentes.
b)      A paisagem é estática, ao passo que o espaço é dinâmico.
c)      As formas antigas da paisagem são sempre suprimidas, devido ao seu envelhecimento técnico e social;
d)     As paisagens refletem sempre, as marcas das desigualdades sociais, por serem produzidas sob o modo de produção capitalista.

4)      (UFRN, 2007) A produção do espaço geográfico é um processo histórico e social caracterizado pela apropriação dos recursos naturais pela sociedade e pelo progresso técnico vigente em cada momento histórico. Assim, com o desenvolvimento técnico-científico-informacional, traço marcante do mundo atual, o espaço geográfico
a)      Passou a ser produzido de forma generalizada, tendo em vista a distribuição homogênea do sistema técnico em escala global.
b)      Tornou-se mais denso em objetos artificiais, permitindo a aceleração dos fluxos da economia informal.
c)      Foi unificado pelo surgimento das cidades globais, devido à distribuição uniforme do sistema mundial de redes de informação.
d)     Tornou-se globalizado, em virtude da universalização do acesso da população mundial aos objetos técnicos e informacionais.

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