quinta-feira, 14 de julho de 2011

Material de Apoio - Geomorfologia e recursos naturais

NEEJA – PASSO FUNDO CENTRO
Disciplina: Geografia
Professora: Cláudia Aresi

Capítulo 3 – Geomorfologia e Recursos Minerais

è A teoria aceita atualmente pela comunidade científica para explicar a origem do nosso planeta é baseada na idéia de origem por agregação – Terra: 4,6 bilhões de anos.

è Camadas da Terra
- Núcleo: constituído por níquel e ferro; acredita-se que o núcleo interno esteja na forma sólida e o núcleo externo na forma líquida;
- Manto ou astenosfera: encontra-se quase todo em estado pastoso ou magmático. A pressão do magma em movimento provoca terremotos e vulcanismo;
- Crosta: envolvida pela atmosfera e recoberta pela hidrosfera. A camada inferior é formada por Silício e Magnésio (Sima), é de constituição basáltica e a camada inferior é formada por Silício e Alumínio (Sial);

è A tectônica das placas
Litosfera é constituída pela camada rochosa sólida da superfície do planeta, compreende a crosta terrestre e a parte superior do manto. Essa camada está parcialmente recoberta pela hidrosfera (mares, rios, oceanos, calotas polares, etc.). A espessura das placas que constituem a litosfera varia bastante. As altas montanhas são as áreas da maior espessura da crosta. Os assoalhos oceânicos apresentam as menores espessuras. Todos os blocos rochosos estão equilibrados sobre o manto, segundo o princípio da isostasia (do grego; isos = igual; stasis = equilíbrio);  

è A Teoria da Deriva Continental
Em 1912, o geólogo alemão Alfred Wegener formulou a teoria da deriva continental, baseando-se em algumas evidências fósseis e semelhanças entre as estruturas de relevo. Havia uma única massa continental chamada de Pangéia, (formado ao longo da Era Paleozóica – durou cerca de 320 milhões de anos), a água de Pantalassa (oceano primitivo que daria origem ao Pacífico) e o Mar de Tétis (oceano interior que deu origem ao Mediterrâneo);

è Teoria da Tectônica das Placas
Após a II Guerra Mundial, houve a confirmação da teoria da deriva continental.
- Laurásia: América do Norte, Europa e Ásia.
- Gondwana: América do Sul, África, Antártica, Austrália e Índia;

è Estruturas Geológicas
- Escudos cristalinos (Era Pré-Cambriana): são dobramentos antigos, surgidos dos entrechoques das massas continentais ancestrais, quando se formava o Pangéia. Essas rochas que se consolidaram nas partes mais profundas da litosfera recebem o nome de rochas magmáticas intrusivas. Além delas, os escudos e maciços antigos exibem rochas metamórficas muito antigas que resultaram da transformação, sob efeito de pressão e temperatura, das rochas magmáticas. São ricos em minerais metálicos como ferro, ouro, níquel, alumínio, etc.
- Bacias sedimentares (Era Paleozóica e Mesozóica): podem ser de formação antiga ou recente. Podem ser planícies fluviais ou litorâneas e também, baixas planaltos e platôs. Nela encontramos calcário, carvão e petróleo;
- Dobramentos Modernos: originaram-se do entrechoque de placas ocorridos na Era Cenozóica. São as áreas mais jovens do Planeta, sujeitas a abalos sísmicos (vulcões, terremotos). Ex: Cordilheira dos Andes, Montanhas Rochosas, Alpes e Cordilheira do Himalaia;

è O modelo da crosta
O relevo não é estático, mas dinâmico. O modelado da crosta continua em transformação, provocada por dois tipos diferentes de forças. Os agentes internos ou modeladores resultam de forças oriundas do interior do planeta, como o tectonismo, o vulcanismo e os abalos sísmicos. Os agentes externos ou esculpidores resultam de forças vindas da atmosfera como o intemperismo, a ação dos ventos e das águas.

- Agentes Modeladores:
* Tectonismo: ação sobre a crosta gerada pela pressão dos materiais do magma, em constante deslocamento
- Epirogênese: são os movimentos de longa duração geológica como soerguimento e rebaixamento das placas tectônicas;
- Orogênese: movimento de curta duração como o erguimento das cadeias montanhosas. Atuam sobre as zonas de instabilidade da crosta, nos limites das placas tectônicas, resultando em dobras e falhas.

* Vulcanismo: é o derramamento de material fluido oriundo do magma na superfície, através de fendas ou orifícios na crosta.

* Abalos Sísmicos: são gerados por violentos movimentos de massas em profundidade variáveis da crosta inferior ou do manto, resultando em rápidas reacomodações de camadas rochosas da crosta.

- Agentes Esculpidores: (agentes externos, responsáveis pela erosão e sedimentação)

* Intemperismo: conjunto de processos físicos e químicos que resultam na degradação das rochas superficiais.
Físico: vento – eólico (erosão, transporte e sedimentação);
Químico: água (fluvial, pluvial (modelam o relevo), marinha (fachadas litorâneas e ilhas), glacial (altas latitudes));
Biológico: homem e animais;

è Recursos Minerais
As rochas são agregados naturais, formadas por um ou mais minerais. Entre os minerais, minérios são aqueles dos quais é possível extrair substâncias de interesse econômico. Denominamos minérios metálicos (cobre, ferro, prata, ouro) aqueles que se formam no processo de solidificação do magma abaixo da crosta terrestre. Os minérios metálicos, são encontrados nas rochas magmáticas ou metamórficas, nos escudos cristalinos, e são transformados em metais por meio da metalurgia.

è Combustíveis Fósseis:
As bacias sedimentares concentram grandes reservas de combustíveis fósseis, tais como o carvão e o petróleo. Eles são produtos da sedimentação de microorganismos terrestres ou marinhos e da sua lenta transformação química.
- Carvão: formado pela decomposição de restos vegetais terrestres que sofreram um lento processo de solidificação. A maior parte dos grandes depósitos de carvão do planeta começou a se formar durante o período carbonífero, na Era Paleozóica Superior, quando verdadeiras florestas tropicais pantanosas cobriram as margens dos mares rasos e interiores da Laurásia.
- Petróleo: é um hidrocarboneto formado pela decomposição de matérias orgânicas em ambiente marinho. Os restos dos animais e vegetais microscópicos (plâncton) que vivem na superfície são depositados junto com lama e areia no fundo do mar. Para que tenha início o processo de formação do petróleo é necessário que haja pouca circulação e oxigenação no fundo das águas, de forma a impedir a ação destruidora das bactérias aeróbicas. Mares interiores, baías fechadas e golfos são os ambientes mais propícios à formação do petróleo. O Golfo Pérsico, o golfo da Guiné e o golfo do México, por exemplo, abrigam imensas reservas de petróleo.
- Gás Natural: também é um hidrocarboneto e ocorre freqüentemente na natureza em associação ao petróleo. Por ser mais leve, o gás em geral ocupa a parte superior dos depósitos petrolíferos. Quando o petróleo migra através das rochas ou quando não se forma em quantidade suficiente, formam-se os “poços secos”, nos quais existe apenas gás natural.

Um comentário:

  1. Simples e simples, Benjamin Lee é a pessoa mais simpática e o melhor oficial de empréstimo a seu serviço. Tivemos um caminho muito acidentado durante todo o nosso processo de renovação do negócio, devido a circunstâncias sem fundos. O Sr. Ben ficou em cima de todas as partes para garantir que tudo se mantivesse nos trilhos, a fim de cumprir nosso prazo apertado para fechar nosso empréstimo. Apreciamos tudo o que ele fez por nós e recomendamos altamente ele e sua empresa de empréstimo a qualquer um que queira obter financiamento. Mais uma vez obrigado, Sr. Ben.
    Entre em contato com o Sr. BEN On: 247officedept@gmail.com Também no Whatsapp : +1-989-394-3740.

    ResponderExcluir