quinta-feira, 14 de julho de 2011

Material de apoio - As bases físicas do Brasil

NEEJA – PASSO FUNDO CENTRO
Disciplina: Geografia
Professora: Cláudia Aresi

Capítulo 4 – As Bases Físicas do Brasil

è O arcabouço geológico
- Plataforma Sul-americana: é composta por três grandes escudos cristalinos, rodeados por bacias sedimentares. O território brasileiro abrange uma parte do Escudo das Guianas e os escudos Brasil Central e Atlântico, além de extremas coberturas sedimentares.

     - Bacia Amazônica: encaixada entre os escudos cristalinos das províncias Guiana Meridional e Xingu, abrange uma faixa alongada no sentido longitudinal, com cerca de 200 quilômetros de largura em cada lado do eixo do Rio Amazonas, alargando-se no sentido da cabeceira dos cursos fluviais.

- Plataforma Patagônica: região da Patagônia, na Argentina.

- Sistema de dobramentos modernos: representado pela Cordilheira dos Andes.

è Distribuição dos minérios metálicos
Os minérios metálicos só se encontram em rochas magmáticas ou metamórficas, nos escudos cristalinos. O Brasil é rico destes minérios, pois os escudos cristalinos afloram em 36% de seu território. As principais jazidas são encontradas em: Mantiqueira, Minas Gerais (ferro e manganês); o Maciço de Urucum, em Tocantins (manganês – maior depósito do mundo); na província de São Francisco, na Bahia (cobre e diamantes); a província da Guiana Meridional (estanho, manganês e diamante).

- Projeto RadamBrasil: responsável por fazer o levantamento dos recursos existentes no Brasil.


è A Modelagem do relevo

A formação geológica do território brasileiro pertence aos “tempos antigos”, pois os escudos cristalinos surgiram no Pré-Cambriano (4.500 milhões de anos) e as bacias sedimentares começaram a se configurar nas Eras Paleozóica (570-290 milhões de anos) e Mesozóica (250-135 milhões de anos).
No entanto, o relevo (formas da crosta terrestre, produzidas pelos agentes internos e externos que nela atuam) pertence aos “tempos recentes”.
O relevo brasileiro é classificado em três tipos de compartimentos:

è Os Planaltos: são áreas onde o processo de erosão predomina sobre o de acumulação de sedimentos. Apresenta superfície irregular formada por serras, morros e chapadas (altitude acima de 300 metros). No geral, esses compartimentos caracterizam-se por serem formas residuais, ou seja, são relevos mais altos que as depressões que os circundam, por oferecerem maior resistência à erosão.


è As Depressões: exibem predomínio de processos erosivos, mas caracterizam-se por superfícies suavemente inclinadas e bastante aplainadas (altitude entre 100 e 500 metros). As depressões circundam os planaltos e foram geradas pelo desgaste erosivo.


è As Planícies: a deposição de sedimentos é maior em relação à erosão e, realiza-se, pela ação das águas dos rios, dos lagos ou do mar (altitude inferior a 100 metros). As superfícies das planícies, consideradas bacias de sedimentação recente (Quaternário - 1,6 milhões de anos), apresentam-se aplainadas e ainda em processo de consolidação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário